domingo, 5 de setembro de 2010

Novas letras na Saraiva

Esse fim de semana eu participei do Novas Letras, que é promovido pela Livraria Saraiva com diversos autores brasileiros para incentivar a leitura do gênero no país. As "reuniões" ocorrem por todo o Brasil visando mostrar o trabalho de autores brasileiros. Dessa vez o encontro foi na Saraiva do Morumbi Shopping (Aqui pertinho de casa =D).

Todos sabem que a leitura não é um hábito do brasileiro, e quando se fala de literatura brasileira o que vem a mente das pessoas são clássicos como Machado de Assis e Guimarães Rosa. Não desmerecendo os genios que eu citei, livros clássico acabam por desicentivar a leitura do genero brasileiro principalmente pela parte dos jovens, que acham que os livros estrangeiros são melhores. O projeto Novas Letras é um movimento que visa estimular e apoiar os autores brasileiros que hoje diversificaram os generos de escrita e que precisam do apoio de leitores (e blogueiros!) para continuar seus trabalhos.

O grupo novas letras debate com os leitores os desafios do mercado editorial, a criação de um livro, o processo que envolve a publicação além de um bate-papo sobre literatura que envolve a criação de personagens até a idéia do tema de um livro. 

Todo primeiro sábado de cada mês há reuniões em São Paulo, e ao longo do mês em diversas outras localidades, é só acompanhar os eventos da Livraria Saraiva.

Nesse sábado estiveram presentes os autores Enderson Rafael de Todas as Estrelas do céu, Fernanda França de Um minuto com Blanda, Kamila Denlescki de Estrela Pier, Leila Rego de Pobre não tem sorte e Tammy Luciano de Sou toda errada




Todos os autores reunidos, da esquerda pra direita Leila Rego, Tammy Luciano, Leandro Schulai, Enderson Rafael, Fernanda França, Larissa Siriani e Kamila Denlescki

O encontro foi basicamente um bate-papo super descontraído com os autores que discutiram sobre literatura brasileira, dificuldades de publicar um livro, a escolha de um tema, construção de um personagens entre outros diversos assuntos. 

É incrível perceber como cada autor tem sua maneira de escrever e de construir uma história. Com livros de temas tão diferentes (romance, ficção, chick-lit) cada autor se expressa de uma maneira diferente, uns mais extrovertidos como a Fernanda França, outros mais tímidos como a Leila Rego, fofos como o Enderson Rafael, cuti-cuti como A Kamila e o jeito forte e experiente da Tammy.


O encontro contou com a presença de várias blogueiras, e a gente de reuniu para um flash!

Depois do final do Novas letras, que acabou lá pelas oito da noite rolou aquele papo informal com os autores. Não repare na qualidade das fotos, eu tirei elas com o celular.

Eu e a Kamila, que é muito fofa



 Leila Rego autografando os marca páginas, comigo e os marca páginas

E eu finalmente adquiri meu exemplar de Todas as estrelas do céu, que estou namorando a meses, com direito a dedicatória!


Hoje temos que dar o devido valor ao produto nacional que é tão bom quanto os estrangeiros, ser escritor hoje não é nada fácil e dificilmente você consegue se sustentar, mas muitos correm atrás de seus sonhos e escrevem pelo prazer de fazer as pessoas lerem e entrarem num mundo diferente e novo, onde podemos dar asas a imaginação e viajar. O incentivo a projetos como esse visa a expansão da leitura e escrita no Brasil.

9 comentários:

Fanny Ladeira disse...

Ahhh eu passei do lado da Kamila na Bienal, mas fiquei tímaida e nem consegui ir conversar!

Uhhh todas as estrelas do céu, com dedicatória! Eu quero!!!!

Não conheço a Leila, mas sei que ela mora aqui em Vinhedo, um pulo da minha casa!

Adorei o projeto, realmente temos que dar mais valor para os nossos escritores e temos tantos tão bons, que é quase um crime eles ficarem de lado!

Lis disse...

Ahh que lindinho, tem foto comigo no seu blog! *--*
Pensar que te conheci do nada na Bienal e nem sabia que vc tinha blog xDD
Não nos falamos tanto, mas foi super legal ver blogueiras novas por lá! Espero te encontrar nos próximos também.
Beijo

Etiene Rocha disse...

Nossa que invejinha de ti... queria muito ter ido nesse encontro. mas amei a sua cobertura. muito legal mesmo que deve ter sido, só autores ótimos e super bacanas.
ainda tenho que comprar o livro da leila que está super esgotado. ;D

Anônimo disse...

Oie!!! Adorei a cobertura. Não conhecia seu Blog, mas que bom que esses eventos me aproximam de pessoas tão especiais, apaixonadas pelos livros como eu...
Fiquei com medo desse forte e experiente que você disse que sou... Ahahauahahha... É porque você ainda não me conhece direito. É que no evento eu gosto de passar as informações, quero muito que o evento seja bacana e fico sempre meio tensa ali na frente, mas não sou tão forte e experiente como se imagina...
Espero que nos vejamos mais! Adorei seu Blog!!!
Bjinhos. Tammy

Larissa disse...

adoreeei o evento, foi super divertido :D:D
linda, vc errou meu sobrenome :S é SIRIANI, não sirianO hahahahha!! :D
super beijo :**
Larissa

Leila Rego disse...

Thais,
Que alegria ler seu post. Adorei te conhecer pessoalmente! Obrigada pelo carinho, incentivo e divulgação dos nossos trabalhos.
Viva a literatura nacional!
Super beijo,
-Leila

Enderson Rafael disse...

O que seria de nós sem vcs, Thais?! Não tenho nem palavras pra agradecer pelo carinho! Beijo mais que imenso, e quero te ver no próximo dia 2!

Fernanda França disse...

Thais!!!! Que legal seu post, adorei!!!! Espero te ver nos próximos encontros.:o) Essa troca é muito importante para nós, escritores. Um superbeijo!!! Fê França. PS: Espero que tenha oportunidade de ler Nove Minutos com Blanda um dia ;o) Alegrias!!!

BeliM disse...

Essa eu perdi... quase que eu ia, mas acabei tendo outros compromisso... teria aproveitado bem mais meu fim de semana em São Paulo com vcs...

Related Posts with Thumbnails